domingo, 28 de agosto de 2011

Biografia de Beyoncé


Nascida no Texas, Beyoncé Knowles é filha do produtor musical Mathew Knowles com Tina Knowles. Sua irmã mais nova, Solange Knowles, também é cantora e atriz. Após ser destaque e solista dos corais de colégios e igrejas, Beyoncé entrou, aos oito anos de idade, em seu primeiro grupo musical, o Girl’s Tyme, formado por diversas meninas que cantavam e dançavam. Em 1993, o pai de Beyoncé se tornou o empresário do grupo e reduziu para quatro as meninas do Girl’s Tyme: Beyoncé, LaTavia Robertson, Kelly Rowland e LeToya Luckett. Beyoncé se destacou como a principal cantora do grupo de 1998 a 2004, quando elas lançaram seu último disco de estúdio. No ano seguinte o Destiny’s Child anunciou seu fim.
Mas antes mesmo do fim do grupo, Beyoncé já trabalhava em sua carreira solo. Em 2002, ela estrelou no filme “Austin Powers – O Homem do Membro de Ouro”, para o qual escreveu sua primeira canção solo. Lançou já no ano seguinte “Dangerously in Love”, seu primeiro álbum. No mesmo ano fez uma aparição em uma música de Jay-Z, seu namorado na época.
Antes de “Austin Powers”, Beyoncé havia trabalhado como atriz no filme para TV “Carmen: A HipHopera”. Mas seu maior sucesso como atriz foi em “Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho”, atuação que lhe rendeu indicação ao Prêmio de Melhor Atriz do Globo de Ouro, em 2007, e a indicação de “Listen” como melhor música na sua voz no ano seguinte. Em “Cadillac Records”, de 2008, Beyoncé interpretou a diva soul Etta James.
Além de cantar e atuar, a diva atacou de empresária: em 2005, lançou com sua mãe, Tina Knowles, a House of Deréon, uma linha de roupas femininas.
Em 2006, Beyoncé lançou seu segundo álbum, “B’Day”, com enorme sucesso e também protagonizou o filme “Dreamgirls”, que contava a história da gravadora Motown (responsável pela maioria dos lançamentos da música negra norte-americana nos anos 60 e 70) e do grupo Supremes em forma de ficção. Lançou em 2008 “I Am... Sasha Fierce”, terceiro sucesso de vendas e críticas. Pelo álbum ganhou seis prêmios Grammy, contabilizando 16 no total.
Casou-se em 2008 com Jay-Z em Nova York, onde vive atualmente. Em outubro de 2010, anunciou que estava grávida de seu primeiro filho. Neste mesmo ano, em fevereiro, a cantora se apresentou para 60 mil pessoas no Brail, no estádio do Morumbi, em São Paulo. “Provavelmente este é o maior show da minha história”, disse Beyoncé ainda no palco. Ela também fez dois shows no Rio de Janeiro, na HSBC Arena, e um show em Salvador, no Parque das Exposições.
Mas nem só de shows grandes vive Beyoncé. Ela teria feito uma apresentação particular no réveillon de 2010 para Moutassim Kadafi, filho do líder político Coronel Muammar Kadafi, da Líbia, pela qual teria recebido US$ 2 milhões para cantar cinco hits. Ela foi bastante criticada nos Estados Unidos, inimigos declarados do país do seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário