domingo, 28 de agosto de 2011

Biografia de Katy Perry



 Ela é filha de um casal de pastores evangélicos, Keith e MaryHudson, tem a palavra “Jesus” tatuada no pulso e quando criança diz que era proibida de ouvir o que seus pais chamavam “musicas seculares”, ou seja, a música pop trivial das emissoras de rádio. Mas ela cantava nos coros evangélicos, chegou a estudar ópera e lançou um álbum com músicas gospel na adolescência. Também tentou a carreira country em Nashville, no Tennessee.
Em sua carreira-solo, teve dois projetos cancelados. O primeiro em 2004, com a Island Def Jam Records, onde trabalhou com Glen Ballard, famoso por produzir Alanis Morrissette. O outro projeto cancelado chegou a ser um álbum: “The Matrix”, gravado em 2005 e nunca lançado pela gravadora – quando ela já era famosa uma versão do disco saiu pela Let’s Hear It Records.
O sucesso de sua carreira musical começou em 2007, quando assinou com a Capitol Records, que a anuncia como uma “aventureira musical”. Katy ironiza os trejeitos emo no extended play “Ur So Gay”, considerado uma peça homofóbica por militantes gays. Mais polêmica surge com o lançamento de seu álbum “One of the Boys”, que inclui as faixas “I Kissed a Girl” e “Hot N Cold”. O refrão da primeira música é “I kissed a girl/and I like it/It’s not what good girls do...”. No videoclipe, ela mistura inocência e sensualidade com seu visual retrô, com meias arrastão e sutiãs de renda, bichinhos de pelúcia, corpetes de veludo e seda.
O visual pin up atraiu comentários de Madonna. A confusão estava formada. Homofóbica ou não? Suas canções alcançaram o topo das paradas no mundo todo. Em novembro de 2009, Kate Perrylançou o “MTV Unplugged”, com o remix “Starstrukk” e a faixa “If We Ever Meet Again”, produzida por Timbaland, conhecido pelos sucessos com Justin Timberlake. Vieram outros sucessos como “Thinking of You”“California Gurls” e seu álbum mais recente “Teenage Dream”, com a faixa “Fireworks”, uma mensagem edificante para os adolescentes. Na capa, permanece o visual polêmico: Kate Perry num céu rosa e nua, coberta apenas por nuvens.
Katy Perry integra o livro Guinness Book de recordes em 2009 por mais de dois milhões de downloads legais das canções “Hot n Cold” e “I Kissed a Girl”. No Brasil, a cantora soma mais de 800 mil downloads legais. É uma das recordistas de vendas digitais do país, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário